quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Tecnologias naturais [1]

Em nossa atualidade buscamos sempre uma forma de aumentar nossa tecnologia...e para conseguir isso utilizamos os mais diversos materiais, ferramentas e o mais importante, nosso conhecimento.

Nós, seres humanos, precisamos de nos esforçar para conseguir "avançar" tecnologicamente. Já na natureza, alguns animais nascem naturalmente com algumas capacidades que levamos anos para reproduzir em aparelhos.

Confiram alguns desses "brinquedos" tecnológicos da mãe natureza:

Sonar


A vespa da madeira é um inseto muito peculiar , que usa larvas de árvores para se procriar, depositando seus ovos dentro delas. Só que para encontrar tais seres, essas vespas tem que “enxergar” dentro da árvore, o que não é uma tarefa muito simples
Por sorte, elas desenvolveram um sistema complexo que lhes auxilia. Usando as antenas para bater na casca das árvores, a vespa consegue captar, com os pés, o retorno das vibrações que enviou para dentro da madeira, captando até mesmo detalhes milimétricos, o que lhe permiti encontrar o hospedeiro do seu ovo, mesmo que a larva esteja imóvel.

As formigas da Internet

A internet funciona sobre algumas regras impostas por algo chamado TCP (Transmission Control Protocol). Onde um sistema fica verificando a chegada de sinais que, se forem rápidos, liberam mais espaço para a navegação e caso a coisa seja lenta, menos espaço é liberado. Isso faz com que o tráfego não congestione.

Exatamente a mesma coisa ocorre com as formigas cortadeiras. Dentro do ninho existem algumas formigas que coordenam o serviço. Quando começam a chegar muitas operárias rapidamente, elas enviam mais para trazerem mais comida, mas se a chegada está mais lenta "o exército" de formigas é diminuída, evitando congestionamentos e desperdício de trabalho.

3 comentários:

  1. Nossa que interessante as formigas cortadeiras adorei...
    http://amytagava.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante seu post! Já vi programas falando sobre estes mecanismos, mas sem denominar "tecnologias naturais", dá uma série de posts, viu?!
    Bjinho
    Alessandra Ramos
    FB | Blog:* ♡ * Diva Todo Dia * ♡ *

    ResponderExcluir
  3. Oi neste mundo tudo tem um porque,nada é atoa
    FB
    http://vitoriacardia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir